domingo, 21 de fevereiro de 2010

Nota de Imprensa

Confraria Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco" estabeleceu com a Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro um Protocolo de Representatividade Recíproca, e no âmbito deste Protocolo, levará a efeito, no dia 7 de Março de 2010, na cidade do Rio de Janeiro, o VI Capítulo Geral de Entronização, na Sede da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, nos oito anos de existência desta Confraria e, quiçá, numa iniciativa pioneira a nível nacional, um evento tão significativo da vida confrádica vai decorrer além fronteiras, em Terras de Vera Cruz, onde um grupo de irmãos teima, tal como nós, em preservar, divulgar e dignificar o património gastronómico, enófilo e cultural e as tradições ancestrais, genuinamente beirãs.

Encurtando distâncias e diluindo fronteiras, a Confraria será representada por 35 Confrades que se deslocarão ao Brasil para apadrinhar e ”levar ao Trono” 26 Cavaleiros e 6 Comendadores na Ordem de Grão Vasco, incluindo-se neles o Sr. Embaixador de Portugal no Rio de Janeiro, entre outras personalidades com raízes lusas ou com fortes ligações a Portugal, ligadas aos diversos sectores de actividade económica.

O almoço que integra o Programa da Cerimónia, onde estarão presentes cerca de 350 pessoas (de acordo com informações chegadas do outro lado do Atlântico), terá um cariz genuinamente beirão, sendo a ementa e a sua confecção supervisionada pelo Restaurante Santa Luzia, que aí se fará representar pelo seu proprietário, Sr. Vasco Trindade e esposa.

A convite da Confraria “Grão Vasco”, estará presente no evento a Confraria dos Enófilos do Dão, com uma relevante participação nas actividades previstas no programa, sendo responsável pela selecção e oferta dos vinhos do Dão que irão ser servidos durante o mesmo. Durante o repasto apenas serão servidos para degustação Vinhos da Região Demarcada do Dão, sendo as suas características e virtudes enaltecidas pelos enólogos que representam a Confraria dos Enófilos do Dão e que, sabiamente, dinamizarão uma Prova de Vinhos e comunicações alusivas ao tema.

Segundo informações que nos têm chegado, é com emoção e expectativa que os sócios da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro aguardam a chegada da delegação portuguesa da Confraria Grão Vasco e, com ela, um evento que presta uma singela homenagem a todos os que teimam em manter viva a cultura e o património que fazem de TODOS NÓS, UM SÓ.

O Almoxarife, José Ernesto Pereira da Silva

P.S.- Para qualquer informação adicional agradece-se o contacto com o Almoxarife, Prof. José Ernesto, através do tlm 917 601 211.

RECORDAÇÕES III ANIVERSÁRIO 12Novembro2005




RECORDAÇÕES III Entronização 12Novembro2005





quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010