quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Capítulo de Outono



Capítulo serviu de palco ao lançamento de mais uma edição da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco"

O Hotel Durão, em Viseu, foi o palco, no passado dia 31 de Outubro, de mais um Capítulo de Outono promovido pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, que serviu de apresentação ao livro “O Pratinho da Zirpela e o Mundo Rural”, da autoria de Odete Madeira.
Entre as mais de seis dezenas de amigos e entidades presentes, destaque para o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Seixas, do vereador do pelouro do desporto, Guilherme Almeida e do presidente da União de Freguesias de Viseu, Diamantino Santos. A Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro fez-se representar por Nelson Almeida, ilustre empresário naquela cidade do país irmão, que se dedica à importação de produtos portugueses, nomeadamente de vinho.
Na ocasião José Ernesto Silva, Almoxarife da Confraria, destacou o envolvimento da confraria em diversas iniciativas em prol da cultura portuguesa, nomeadamente a sua participação e empenho na criação da Federação das Associações da Diáspora (FAD) cuja sede é em Viseu.
A internacionalização da Confraria, com a realização de vários capítulos de entronização no Brasil, foi realçada por José Ernesto, que anunciou num futuro próximo a realização de outros capítulos noutras latitudes, nomeadamente na Europa e na América. Adiantou ainda que a Confraria está hoje representada em mais de 20 países.
O Almoxarife destacou ainda o excelente trabalho que a confrade Maria Odete Madeira tem desenvolvido em prol da Confraria, com o seu envolvimento e dedicação nas diversas atividades realizadas.
Refira-se a propósito que o Almoxarife da Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” vai receber no próximo dia 9 de Novembro, o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, numa proposta da vereadora da Câmara desta cidade Teresa Bergher, com origens em Penalva do Castelo. Refira-se que a cidade do Rio de Janeiro está geminada com Viseu.
Por sua vez o vice-presidente da Câmara de Viseu, Joaquim Seixas, destacou o trabalho que a Confraria tem realizado em prol da cultura desta região, nomeadamente na publicação de diversas publicações, mas também o envolvimento da mesma em prol das inúmeras coletividades portuguesas espalhadas pelo mundo. Joaquim Seixas destacou o trabalho da autora, sublinhando a importância deste tipo de obras que ilustram a história do concelho e que a autarquia apoiará sempre que para o efeito for solicitada.
O Capitulo, abrilhantado pela Tuna Sabores da Música, serviu de apresentação ao livro “O Pratinho da Zirpela e o Mundo Rural”, da autoria da confrade e Chanceler Gastrónoma, Odete Madeira, numa edição da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”. O livro foi apresentado pelo Grão Mestre da Confraria, Inspetor Lopes Pires.
Maria Odete Nunes Madeira há longos anos que se envolveu com a Etnografia. A recolha direta e indirecta de factos ligados à cultura popular, nomeadamente ao folclore, têm-lhe ocupado muito do seu tempo, com proveito para a cultura tradicional e popular dos portugueses. Em revistas e jornais tem publicado algum desse trabalho e da coleção dos Cadernos Etnográficos do Museu de Silgueiros faz parte o seu “A Páscoa na Tradição”.
O livro “O Pratinho da Zirpela e o Mundo Rural” é o resultado da reflexão da autora sobre costumes, comportamentos, crenças e valores de comunidades onde a tradição e o empirismo ditavam as suas leis sempre aceites com a maior naturalidade, pois, como diz o povo, “se meus avós já assim fizeram e sempre se deram bem...”

Aqui  fica o registo fotográfico do evento

Saudação às bandeiras
Vice Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Seixas, no uso da palavra
Mesa de honra
 Pormenores do evento


Apresentação do Livro "O Pratinho da Zirpela e o Mundo Rural

A apresentação esteve a cargo do Grão Mestre da Confraria, Inspetor Lopes Pires
A capa do livro é da autoria da Confrade Armanda Nunes Barros

 Ementa/Programa do Evento

 Ecos do Capítulo na Imprensa Regional