terça-feira, 24 de maio de 2016

XI Jornada da Etnobotânica



No passado dia 15 de Maio, a nossa Confraria esteve presente na XI Jornada da Etnobotânica da Confraria da Urtiga em Fornos de Algodres. Excelente trabalho de pesquisa desta Confraria no que concerne ao valor da Urtiga na nossa alimentação.

 Foto das Confrarias presentes
José Luís Araújo, Manuel Paraíso - Grão Mestre da Confraria da Urtiga, Dr Manuel Fonseca - Presidente da Câmara de Fornos de Algodres e Prof. José Ernesto, Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco"
Confraria Saberes e Sabores da Beira com a sua afilhada Academia Gastronómica e Cultural da Caça










terça-feira, 3 de maio de 2016

Aniversário da Confraria, Capitulo da Primavera e Eleições dos Orgãos Sociais



Decorreu, no passado dia 30 de Abril de 2016, no Hotel Principe Perfeito, em Viseu, o XIV Aniversário da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”. O Sr. Embaixador de Moçambique e Secretário Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Dr. Murade Isaac Migulgy Murargy, honrou-nos com a sua presença.
Pelas ligações históricas que unem Portugal e Moçambique e por todo o ilustre percurso político e humanitário, foi-lhe atribuído pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, o Título de Comendador.
Estiveram também presentes neste evento, o Presidente da Casa de Viseu no Rio de Janeiro Dr. Flávio Martins, recentemente eleito Presidente dos Conselheiros da Diáspora, o Sr. Presidente da Assembleia Geral do Arouca Barra Clube, Sr. César Soares, o jornalista Igor do Rio de Janeiro e o nosso representante na Alemanha José Loureiro. Em representação da CM de Viseu esteve presente o Sr. Vereador Eng.º João Paulo Gouveia. Marcou também presença o nosso confrade e amigo Sr. Deputado Hélder do Amaral.
Neste evento foram eleitos os novos Órgãos dos Corpos Sociais da Confraria:
O Almoxarifado continua a ser presidido pelo Prof. José Ernesto; O Nobre Senado passa a ser comandado pelo Grão Mestre Eng.º António da Costa Vidal; O Conferente fica entregue a José Coelho. O Conselho Consultivo fica a cargo do Eng.º Garcia Mendes.
Foi mandatário da lista o Dr. Fernando Almeida Ruas, médico em Viseu e um dos fundadores da Confraria.
Neste evento foi apresentada mais uma publicação da Confraria. A reedição do livro " Artes e Tradições Portuguesas" revista e aumentada. Para além dos textos da primeira edição, contém trabalhos dispersos em várias publicações, da autoria da Meirinha Gastrónoma, Odete Madeira e poesia do nosso Confrade e Mandatário, Dr. Fernando Almeida Ruas.
No final da noite os Srs.  Vice Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Joaquim Seixas e o Dr. Agostinho Ribeiro, Diretor do Museu Grão Vasco, vieram felicitar a Confraria.
A Tuna Sabores da Música encerrou com cantigas da nossa música popular e Fados cantados por alguns membros da tuna.
Aos convidados foram entregues lembranças da Confraria, com motivos de Viseu, bem como uma garrafa de vinho Quinta de Lemos, a quem a Confraria aproveita publicamente para agradecer.

Aqui fica o regista deste evento: